sábado, 9 de junho de 2012

Tarte de Legumes Assados

Depois de uma ausência prolongada, estou de volta ao blog!
Não tenho tido tempo nenhum para actualizar, nem para cozinhar! Vou aproveitar umas mini-férias, para revitalizar aqui o meu cantinho! :)

Esta receitinha foi a minha mami que fez e viu no programa da Ellie Krieger, do FoodNetwork.

Ingredientes p/ Massa Quebrada (pode usar de compra):
300g de farinha (use 150g branca + 150g integral);
1 ovo;
30g água;
sal q.b.;
100g de manteiga.

Ingredientes p/ cobertura:
1 Beringela (grande);
2 Courgettes;
4 Tomates (chucha);
Queijo Mozzarella (ralado);
Queijo Parmesão;
Azeite, sal, pimenta e ervas aromáticas (a gosto).

Prepararação:

Para a massa quebrada - juntar todos os ingredientes secos, no meio colocar o ovo batido e a água. Amassar apenas o necessário (não mexer demasiado, para que a massa não fique muito rija).

Entretanto preparar os legumes: cortar todos os legumes em rodelas, colocar num tabuleiro grande sem que as fatias fiquem sobrepostas, temperar com azeite, sal e pimenta. Levar ao forno a 180º, até estarem dourados.

Barrar uma forma de tarte (com fundo amovível) com manteiga e farinha. Colocar a massa apenas no fundo (não colocar nos lados, é apenas para fazer uma base), por cima pôr uma folha de alumínio com feijão ou grão para fazer peso e levar ao forno a 180º, aproximadamente durante 20 minutos. Após este tempo, retirar a folha de alumínio com as leguminosas e levar a massa novamente ao forno, até dourar.

Retirar do forno e juntar os legumes assados: colocar uma camada de beringela e juntar o queijo mozzarella ralado. Colocar uma camada de courgette e novamente o queijo. Por fim, fazer uma nova camada de tomate e ralar com o queijo parmesão por cima. Levar ao forno até gratinar.

O mozzarella irá unir todos os legumes, por forma a que a tarte não se desfaça.

Após retirar do forno, pode polvilhar-se com ervas aromáticas (frescas) a gosto - hortelã, manjericão, salsa, coentros, etc.



Sem comentários:

Enviar um comentário