quarta-feira, 23 de março de 2016

Parfait de Banana c/ Crumble sem Glúten

Sou absolutamente viciada em banana e tudo o que leve esta fruta dos Deuses! Há uns dias, bastou ver as palavras mágicas no blog do Casal Mistério - banana, caramelo de tâmaras e granola - para me inspirar! (Receita original aqui: http://www.topwithcinnamon.com/2013/03/healthy-banoffee-parfaits-with-date-caramel-and-stove-top-granola.html)

A minha versão é muito parecida, mas em vez de granola fiz um crumble s/ glúten (com farinha de arroz e farinha de trigo sarraceno).


Ingredientes para o Caramelo de Tâmaras

- 1/3 Chávena de Tâmaras Medjool (descaroçadas)
- Leite de Aveia (fiz a olho, talvez 1/2 Chávena)
- Pasta de baunilha (1/2 colher de chá)
- Sal q.b.

Preparação - juntar todos os ingredientes num robot de cozinha e triturar muito bem até ficar uma mistura homogénea. Colocar numa panela e levar ao lume até engrossar e caramelizar.


Ingredientes para o Parfait

- Iogurte Grego s/ adição de açúcar (eu usei o magro, do Lidl)
- Bananas (eu só uso da Madeira, o sabor é mesmo diferente)


Ingredientes para o Crumble

- Farinha de Arroz
- Farinha de Trigo Sarraceno
- Maple Syrup
- Óleo de Coco

Preparação - misturar as duas farinhas, juntar óleo de coco já amolecido e ir envolvendo com as mãos até criar pequenos grumos (ir acrescentando o óleo para dar humidade à mistura). Juntar um pouco de maple syrup para adoçar, uma vez que a ideia é substituir o açúcar. Dispor o preparado num tabuleiro e levar ao forno, previamente aquecido a 180º, até estar bem dourado (tem de se ir mexendo de vez em quando).


Para servir:

Num copo, colocar o crumble, rodelas de banana, o caramelo e o iogurte. Repetir o processo até chegar ao topo do copo, finalizando com o crumble.

Enjoy as much as I did! :)





Sugestão: juntar um pouco de pasta de baunilha ao iogurte e envolver! Fica (ainda mais) delicioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário