Ontem foi o dia que a vontade de experimentar estes brownies foi mais forte do que eu!
Ingredientes
- Batata-doce (600g)
- Tâmaras sem caroço (14)
- Farinha de trigo sarraceno ou farinha de arroz (100g)
- Miolo de amêndoa moído (80g)
- Cacau em pó (4 c. de sopa)
- Maple syrup (3 c. de sopa)
- Uma pitada de sal
- Óleo de côco derretido (1 c. de sopa) - só se for necessário; a receita original não leva, mas eu precisei para dar alguma cremosidade à massa.
Preparação
Descascar as batatas, cortar em pedaços grandes e levar a cozer até estar bem mole. De seguida, levar ao robôt de cozinha juntamente com as tâmaras e triturar muito bem, até ficar com um preparado homogéneo.
Colocar a mistura numa tigela e juntar todos os outros ingredientes. Envolver muito bem. Se necessário, juntar o óleo de côco (eu tive de juntar, porque a massa estava muito compacta).
Deitar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, alisar bem, e levar ao forno previamente aquecido (180o) durante aproximadamente 20 minutos, ou até o interior do bolo estar seco (podem usar uma faca para ver). Depois de retirar o bolo do forno, o mesmo tem de arrefecer durante cerca de 10 minutos. Após esse tempo de repouso, retirar o bolo da forma e cortar em quadrados.
Pode servir polvilhado com cacau em pó, canela, ou mesmo com iogurte (eu usei iogurte de soja com sabor a côco), frutos secos em pedaços... É usar a imaginação (e dar ouvidos ao que vos apetece), eheh.
Espero que gostem tanto como eu!