terça-feira, 31 de março de 2015

Brownie de Batata-doce

Assim que vi esta receita soube que não ia resistir muito tempo a fazê-la! Estou absolutamente fã da Deliciouslyella! Ela tem só assim as melhores dicas para transformar verdadeiros pecados em coisinhas mais saudáveis! :) Esta receita está no blog dela, entre tantas outras delícias! (http://deliciouslyella.com)

Ontem foi o dia que a vontade de experimentar estes brownies foi mais forte do que eu! 

Ingredientes
  • Batata-doce (600g)
  • Tâmaras sem caroço (14)
  • Farinha de trigo sarraceno ou farinha de arroz (100g)
  • Miolo de amêndoa moído (80g)
  • Cacau em pó (4 c. de sopa)
  • Maple syrup (3 c. de sopa)
  • Uma pitada de sal
  • Óleo de côco derretido (1 c. de sopa) - só se for necessário; a receita original não leva, mas eu precisei para dar alguma cremosidade à massa.

Preparação

Descascar as batatas, cortar em pedaços grandes e levar a cozer até estar bem mole. De seguida, levar ao robôt de cozinha juntamente com as tâmaras e triturar muito bem, até ficar com um preparado homogéneo. 

Colocar a mistura numa tigela e juntar todos os outros ingredientes. Envolver muito bem. Se necessário, juntar o óleo de côco (eu tive de juntar, porque a massa estava muito compacta).

Deitar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, alisar bem, e levar ao forno previamente aquecido (180o) durante aproximadamente 20 minutos, ou até o interior do bolo estar seco (podem usar uma faca para ver). Depois de retirar o bolo do forno, o mesmo tem de arrefecer durante cerca de 10 minutos. Após esse tempo de repouso, retirar o bolo da forma e cortar em quadrados. 

Pode servir polvilhado com cacau em pó, canela, ou mesmo com iogurte (eu usei iogurte de soja com sabor a côco), frutos secos em pedaços... É usar a imaginação (e dar ouvidos ao que vos apetece), eheh.

Espero que gostem tanto como eu!





segunda-feira, 16 de março de 2015

Panquecas mais saudáveis

Eu sou daquelas pessoas que faz questão de tomar sempre o pequeno-almoço em casa durante a semana. Só em casos muito pontuais (se adormecer!!!) deixo de o fazer. E a verdade é que não dispenso um bom pequeno-almoço! :) O único senão é que gosto muito de comer algumas coisas capazes de arruinar qualquer dieta...por isso estou sempre à procura de alternativas mais saudáveis.

Há uns dias experimentei fazer umas panquecas só com claras e fiquei fã!

Ingredientes

Claras de Ovo (eu uso aquelas embalagens só de claras que já há à venda em alguns supermercados)
Canela em pó
Batido de Proteína (usei com sabor a baunilha) - 1 medida
Óleo de côco (só um bocadinho para derreter na frigideira)

Nota: as quantidades dos ingredientes vão depender da quantidade de massa que queiram fazer. Eu faço muito "a olho" mas dá-me para uma panqueca XL.

Preparação

Misturar tudo muito bem com uma vara de arames e levar à frigideira até cozinhar dos dois lados.

Para servir, há inúmeras opções (umas mais calóricas do que outras). Eu gosto sempre de misturar fruta, iogurte, cereais ou sementes... as opção são ilimitadas!

É só mesmo isto... Digam lá se não dá vontade de comer todos os dias?! :)






Sugestão: misturar uma colher de cacau em pó ou de alfarroba ao preparado, para ficar com uma base mais achocolatada! Fica tão bom!

sexta-feira, 13 de março de 2015

Hambúrguer de Frango no Prato

Uma das receitas mais famosas e requisitadas (por mim e pelo meu irmão) em casa dos meus pais sempre foi bifes de perú / frango no forno com queijo e fiambre! A receita original é sempre com perú, mas como eu não gosto, a minha querida mãe faz-me sempre a versão frango! :)

Hoje apeteceu-me fazer algo parecido...

Ingredientes

Hambúrguer de frango
Queijo fatiado (usei Limiano light)
Fiambre (usei de frango)
Natas (usei de arroz)
Azeite
Sal, pimenta, alho em pó, piri-piri, mistura 5 especiarias - q.b.
Limão (sumo)

Preparação 
Colocar o hambúrguer num recipiente e temperar a gosto. (É muito importante colocar bastante sumo de limão.) 
Deixar a repousar na marinada preferencialmente algumas horas.

Numa frigideira, colocar um fio de azeite e  levar o hambúrguer ao lume, até dourar de ambos os lados. Assim que começar a ganhar alguma cor, colocar num pírex e cobrir com uma fatia de fiambre e uma de queijo. Regar com um pouco de natas, colocar a marinada por cima e levar ao forno (pré-aquecido a 160o/180o) até ficar com aspecto gratinado.

(A versão original fica com bastante mais molho - usa-se mais natas e mais marinada. A versão de hoje é mais leve).

Servir com salada ou outro acompanhamento a gosto. Eu fiz um esparguete de courgette (feito com o meu spirelli) e tomate cereja!