quarta-feira, 23 de março de 2016

Parfait de Banana c/ Crumble sem Glúten

Sou absolutamente viciada em banana e tudo o que leve esta fruta dos Deuses! Há uns dias, bastou ver as palavras mágicas no blog do Casal Mistério - banana, caramelo de tâmaras e granola - para me inspirar! (Receita original aqui: http://www.topwithcinnamon.com/2013/03/healthy-banoffee-parfaits-with-date-caramel-and-stove-top-granola.html)

A minha versão é muito parecida, mas em vez de granola fiz um crumble s/ glúten (com farinha de arroz e farinha de trigo sarraceno).


Ingredientes para o Caramelo de Tâmaras

- 1/3 Chávena de Tâmaras Medjool (descaroçadas)
- Leite de Aveia (fiz a olho, talvez 1/2 Chávena)
- Pasta de baunilha (1/2 colher de chá)
- Sal q.b.

Preparação - juntar todos os ingredientes num robot de cozinha e triturar muito bem até ficar uma mistura homogénea. Colocar numa panela e levar ao lume até engrossar e caramelizar.


Ingredientes para o Parfait

- Iogurte Grego s/ adição de açúcar (eu usei o magro, do Lidl)
- Bananas (eu só uso da Madeira, o sabor é mesmo diferente)


Ingredientes para o Crumble

- Farinha de Arroz
- Farinha de Trigo Sarraceno
- Maple Syrup
- Óleo de Coco

Preparação - misturar as duas farinhas, juntar óleo de coco já amolecido e ir envolvendo com as mãos até criar pequenos grumos (ir acrescentando o óleo para dar humidade à mistura). Juntar um pouco de maple syrup para adoçar, uma vez que a ideia é substituir o açúcar. Dispor o preparado num tabuleiro e levar ao forno, previamente aquecido a 180º, até estar bem dourado (tem de se ir mexendo de vez em quando).


Para servir:

Num copo, colocar o crumble, rodelas de banana, o caramelo e o iogurte. Repetir o processo até chegar ao topo do copo, finalizando com o crumble.

Enjoy as much as I did! :)





Sugestão: juntar um pouco de pasta de baunilha ao iogurte e envolver! Fica (ainda mais) delicioso.

terça-feira, 22 de março de 2016

Pastéis de Grão c/ Atum, Courgette e Ricota

Estes pastéis são perfeitos para aproveitar os dias de Sol que nos esperam (em breve!). Para um picnic ou mesmo para levar para praia... São tão bons frios como quentes.

Ingredientes

- Grão cozido
- Atum ao natural (escorrer antes de usar)
- Courgette ralada
- Queijo ricota
- Ovos
- Panko (pão ralado japonês)
- Sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto

Preparação

Com a ajuda de um robot de cozinha, triturar o grão com o atum até obter uma mistura homogénea. Juntar os ovos (usei 2), o panko e misturar mais um pouco. Colocar este preparado numa tigela e misturar a courgette previamente ralada, assim como o queijo ricota (usei cerca de 4/5 colheres de sopa) e envolver bem. Se necessário, juntar mais um pouco de panko, para ganhar consistência. Temperar a gosto!

Numa frigideira, colocar um pouco de óleo de coco e um fio de azeite e levar ao lume. Moldar pequenos pastéis com a ajuda de duas colheres de sobremesa e levar à frigideira até dourar dos dois lados.

Sugestão: servir com uma "maionese" de caril (misturar um pouco de pó de caril com queijo quark).




domingo, 14 de fevereiro de 2016

Empadas de Caril com Camarão e Abóbora


Vou aproveitar o final de mais um fim-de-semana (que passou a voar) para finalmente publicar algumas receitas que tinha aqui pendentes.

Esta receita junta duas das coisas que mais adoro - Caril e Camarão. É muito rápida, perfeita para quando estamos sem tempo, mas não dispensamos sabor.

Ingredientes

- Massa fresca para empadas (usei Buitoni)
- Camarão congelado (tamanho médio)
- Abóbora
- Caril
- Leite de côco
- Sal e pimenta q.b.
- Ovo batido (para pincelar)

Preparação

Levar uma frigideira ao lume com azeite e caril em pó, mexer bem para libertar o aroma. Entretanto, juntar a abóbora cortada em pedaços pequenos e saltear ligeiramente. Juntar os camarões e envolver. Os camarões cozinham rápido. Passado uns minutos, quando os camarões estiverem cozinhados, juntar o leite de côco e envolver bem. Temperar com sal e pimenta e deixar arrefecer. (Juntar mais picante, dependendo do gosto. O caril que uso já é bem picante, por isso não coloco mais.)

Quando o recheio já tiver arrefecido, colocar sobre as fatias de massa e fechar em meias-luas.

Pincelar com ovo batido e levar ao forno a 180º até dourar.




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Lasanha de Frango c/ Beringela

Aproveitei a 3ª feira de Carnaval para dar uma voltinha num dos bairros mais giros e trendy de Lisboa, Campo de Ourique, que está cheio de novidades e coisas boas!
Depois de um óptimo almoço no Nomalism, passei na Horta do Bairro e trouxe uns legumes bem frescos e coloridos para alegrar o meu frigorífico, entre os quais uma beringela riscada, que nunca tinha experimentado. 

Decidi fazer uma lasanha disfarçada!

Ingredientes

Beringela
Frango Cozido (desfiado)
Molho de tomate
Queijo Quark
Queijo Mozzarella Light (ralado)
Manjericão
Sal & pimenta q.b.

Preparação

Cortar a beringela em fatias finas e colocar num tabuleiro, sobre um pouco de molho de tomate e quark. Sobre a beringela colocar frango desfiado, molho de tomate, quark, manjericão, sal e pimenta. Colocar mais uma fatia de beringela e ir repetindo todo o processo até ficar como pretendem (a minha tinha 3 camadas).

Na última camada, colocar molho de tomate, quark e mozzarrella ralada por cima e ir ao forno (180º) até gratinar, sensivelmente uns 20 minutos.

Servir com uma folha de manjericão e com uma salada.


























Notas:

a) Se gostarem da beringela mais cozinhada, o ideal será levar as fatias ao forno (ou a um grelhador) antes de preparar o prato, para assar ligeiramente.

b) Também podem fazer este prato como entrada.